domingo, 18 de maio de 2008

Clube da Esquina nº2

Clube da Esquina nº 2
Composição: (Márcio Borges, Lô Borges, Milton Nascimento)

Porque se chamava moço
também se chamava estrada

Viagem de ventania

Nem lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, aço, aço...

Porque se chamava homem
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases lacrimogênios
Ficam calmos, calmos...

E lá se vai mais um dia...

E basta contar compasso
E basta contar consigo
Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção e o coração
Na curva de um rio, rio ...

E lá se vai mais um dia...

E o Rio de asfalto e gente
Entorna pelas ladeiras
Entope o meio-fio
Esquina mais de um milhão quer ver então
A gente, gente, gente...

E lá se vai mais um dia ...


Clube da esquina nº 2 é um clássico da música popular brasileira. Foi gravada originalmente por Lô Borges e Milton Nascimento no disco batizado de Clube da Esquina.
Mais do que um disco, Clube da esquina foi um grande movimento cultural que marcou a história da MPB , movimento feito por jovens mineiros e sonhadores, cheios de ideais.

Márcio Borges escreveu o livro “ Os sonhos não envelhecem” - Histórias do Clube da esquina (ed Geração Editorial, 378 pgs) , onde conta toda a trajetória deste movimento. O nome do livro também foi retirado da música Clube da Esquina nº 2. Este livro tem o prefácio escrito por Caetano Veloso e além de contar toda história destes jovens, possui fotos belíssimas.


Flávio Venturini regravou a música Clube da esquina nº2 no disco Noites com Sol (1994). Esta versão fez parte da trilha sonora da novela Quatro por Quatro (1994) exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo.

"Desta vez, mais do que falar sobre as informações da música , faz-se necessário um comentário meu. Na verdade não é um simples comentário, seria mais um depoimento. Simplesmente porque se existe uma música que mudou totalmente minha vida, esta é Clube da Esquina nº2 na interpretação do Flávio Venturini.
Sempre gostei de música, mas ao assistir a novela Quatro por Quatro, esta interpretação me tocou profundamente, tanto que queria a qualquer custo saber quem cantava, que música era aquela, quem eram seus compositores.
Se hoje eu sou fã do trabalho do Clube da Esquina, a ponto de virar referência musical em minha vida e querer saber sobre a história, seus personagens reais e suas músicas, deve-se a esta música.
"

Lia Maura, professora de Matemática e Física, apaixonada pelo Clube da Esquina.

Nenhum comentário: